Imagino que você conheça o significado de release, ou melhor, de press release. Afinal, não deve ter encontrado esse conteúdo à toa. Entretanto, caso ainda tenha alguma dúvida, vale conferir o artigo “Press release e release artístico: entenda a diferença”. Agora vamos ao que interessa, como escrever um press release eficiente?
1. Atenção ao assunto do disparo do press release
Não importa se você envia suas sugestões de pauta por email ou através de serviços de disparo, desde que tenha atenção ao assunto da pauta. Ou seja, ao questionar-se em como escrever um release jornalístico, procure por palavras estratégicas que façam o destinatário querer abrir a sua mensagem.
Nem sempre, o título do press release será ideal para o assunto. Logo, ao elaborar essa frase, vá direto ao ponto, tenha criatividade, mas – em hipótese alguma – haja com desonestidade. Fuja de chamadas sensacionalistas que possam sugerir que o conteúdo seja mais interessante do que realmente é.
Lembre-se ainda de jamais deixar o “assunto” em branco ou escrever apenas “sugestão de pauta”.
2. Responda as perguntas básicas
Um bom press release não faz o jornalista passar trabalho fazendo perguntas básicas. Então, tire todas as dúvidas de uma tacada só. Lembre de responder às seguintes perguntas: O quê? Quem? Quando? Como? Onde? Por quê?
3. Use fatos atuais a seu favor para escrever um release
Consulte o calendário para verificar se a sua pauta não está atrelada há alguma data que tenha um bom gancho (mas fuja do óbvio). Uma excelente dica de como escrever press release é usar dados de pesquisas recentes que tornem sua sugestão de pauta mais relevante. Enfim, busque por informações que reiterem a importância do tema.
4. Sempre inclua um release no press release
É importante reforçar que abaixo do press release, sempre deve-se colocar um parágrafo que reúna informações sobre o seu cliente. Ou seja, lembre-se de incluir o release do negócio, marca ou pessoa que você representa, também conhecidos pelos termos “sobre” ou “bio”.
5. Anexe fotos de qualidade
Não adianta saber como escrever um release jornalístico e esquecer da foto. Mas atenção! Flyer com logotipia em cima não é foto. Foto em baixa resolução não serve. Foto em super alta, apenas se for de alguma forma compactada e não pese o envio.
Além disso, procure enviar fotos que ilustram a sugestão de pauta e também uma foto da empresa ou da pessoa em questão. Jamais envie fotos de banco de imagem. Por fim, sempre informe o crédito do fotógrafo.
6. Não esqueça dos links
Envie todos os links relacionados a sugestão de pauta. Por exemplo, se o assunto for uma campanha que tenha vídeos no YouTube, Facebook e Instagram, inclua os links de todos esses vídeos. Assim, você contribui para que o repórter tenha acesso ao conteúdo completo rapidamente.
Encaminhe também os links das redes sociais e do site do assessorado (cliente) para que os mesmos possam ser indicados, sobretudo em caso de conteúdo online. Afinal, esses hiperlinks quando utilizados favorecem a autoridade em link building.
7. Nem pense em enrolar
Entenda! Jornalistas, produtores, apresentadores não são bobos. Em outras palavras, não adianta querer inventar história em cima de fatos inconsistentes. Antes de mais nada, ao elaborar qualquer sugestão à imprensa, pense muito bem na construção da sua estratégia.
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