Você já deve saber que um bom assessor de imprensa deve ter excelente redação. Logo, torna-se impossível falar a respeito desse tema, sem conhecer o significado de press release.
Em suma, o press release é o texto que os assessores de imprensa enviam para os veículos de comunicação. Em 1906, Ivy Lee, ex-jornalista do The New York Times, New York Journal e New York World, foi contratado por uma indústria de carvão mineral, onde então, desenvolveu técnicas para passar informações aos jornalistas. Inclusive, Lee ficou conhecido como o pai das relações públicas.
Entretanto, anos mais tarde, devido às guerras, o press release acabou pegando uma “má fama”. Isso porque foi usado como arma de manipulação de imprensa. Os governos autoritários redigiam materiais com informações inverídicas, com muitos elogios aos que estavam no poder.
Além do fato das “informações ditatoriais” nos períodos de guerra e pós-guerra, os press releases ainda sofreram com o peso negativo de outros fatos históricos. Em 1980, por exemplo, as empresas brasileiras distribuiam press releases a todo vapor e sem nenhuma estratégia, saturando os veículos de comunicação. Foi então que em 1986, a Fenaj (Federação de Assessoria de Imprensa) lançou o Manual de Assessoria de Imprensa, qualificando os processos da profissão e, claro, da produção de um bom press release.
Dessa forma, até hoje, um bom planejamento de assessoria de imprensa, sim, está atrelado a redação. Logo, saber como escrever um press release e de que forma fazer o envio do mesmo reflete diretamente no resultado final do trabalho.
Press release X release artístico
A prática do dia a dia, e até mesmo o fato do brasileiro “aportuguesar” palavras inglesas, transformou o termo press release. Muitos autores teóricos, inclusive, usam a palavra relise para fazer referência a esse termo. Por isso, é importante ficar atento ao contexto em que “release” encontra-se.
Saber a diferença básica entre press release e release artístico, por exemplo – sobretudo, se você trabalha com entretenimento e cultura – faz toda a diferença. Veja!
Press release
O press release é de fato o texto que reúne o lead da pauta a ser negociada com a imprensa. Em suma, esse material traz então as informações básicas de uma notícia – O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? – para que o jornalista entenda os pontos principais da sugestão. É sempre bom enviar um release compacto, que vá direto ao ponto e não deixe dúvidas, mas que também aguce a curiosidade de quem o recebe.
Release artístico
Na verdade, nos setores do entretenimento, tornou-se muito comum chamar a biografia (ou bio) de release artístico. Esse texto reúne as principais informações da carreira de uma banda, por exemplo.
Dentro do contexto de uma negociação entre assessor de imprensa e veículo, quando apenas dito “release” é preciso entender que a solicitação pode apontar para a biografia da personalidade que norteia a pauta.
Seguindo essa mesma lógica, o termo release ainda faz referência a redação do “sobre” de uma empresa ou marca. E esse tipo de release/bio/sobre sempre deve ser enviado abaixo do press release em questão.
É importante ressaltar ainda que o release artístico está entre as principais ferramentas para venda de shows e participação em eventos. É de praxe que contratantes solicitem pelo release da atração em que estão interessados. Ou seja, se você trabalha com artistas ou é um artista, saiba que ter um bom release (ou bio) é crucial.
Quer entender mais sobre o tema? Leia os artigos “7 dicas de como fazer um press release” e “7 dicas dicas de como fazer um release de banda”.